19:45 h. Martes, 12 de Diciembre de 2017

Xornal Retrincos

Opinión del director

Marcelino Camacho que estás en los cielos

Marcelino Camacho, el de "la integridad y sabio liderazgo" (Ansón dixit), que no el de "Marcelino Pan y Vino", aunque, allá donde te encuentres, seguirás pidiendo, como no podia ser menos, al Dios de la Energia Universal, que a todos nos guía y nos conforma, que no les falte, a los que trabajan con honestidad, el pan y el vino por que luchaste toda tu vida.

Editorial

El negocio de la visita del papa

El gran pastón que nos va a costar la visita del papa se amortizará con creces, segun la Xunta de Galicia, por la publicidad ecuménica que el evento del Sumo Pontífice reportará sobre Santiago (quid pro quo: o sea, trae um Papa para eso!) En medio de tanta parafernalia llama la atención el busto de chocolate con que el cariño popular o los pasteleros fogones del "marketing" han querido endulzar al egregio visitante, al emisario de

Opiniones

José Manuel Barbosa -

Liberdade ou Legalidade?

Faziam uma entrevista aos candidatos à presidência da Câmara Municipal pela cidade da Crunha num programa duma TV privada na campanha eleitoral passada. Eram perguntas simples que deviam ser respondidas em poucos segundos com agilidade e com convencimento. Nelas o público poderia ver e sentir a energia e o espírito de cada um dos candidatos ao se defenderem dialeticamente do bombardeio que se lhes apresentava.

Artur Alonso -

Velhos sempre os parques...

Tal como morre de velha, cansa, a mão instável do homem pensa ainda nas frias paredes, onde por primeira vez tateou o sabor da prevalência no tempo. E pensamos nos velhos parques, como a memória daquele para o qual o tempo passado tem um aspecto melhor à olhos de quem foi possuído por ele e por aquelas antigas musicas, aromas, cafés, que nunca mais voltaram a ter requintados encantos.

José Manuel Barbosa -

Arménia e Galiza: nações leais.

A Turquia que perdeu a primeira guerra mundial foi uma Turquia convulsa que acabava de perder mais do 90% do seu território nos Balcãs e mesmo estava chegando o momento em que podia perder as regiões da Anatólia ocidental povoada pela minoria grega autóctone e a Arménia na parte mais oriental da Ásia Menor.

Artur Alonso -

O Neofeudalismo

Os mercantilistas estão de em hora boa, o remate do capitalismo financeiro e a inauguração da nova etapa do “Despotismo ou Totalitarismo Bancário”, em que uma parte ínfima da sociedade (as elites financeiras) controla e organiza baixo seus interesses, a vida do resto dos seus congêneres; e que já sem êxito fora tentado de impor a princípios do século XX, terá repercussões muito importantes na vida

Carme Adán -

A min non me importou

Logo dunha xuntanza de inicio de curso, e apoiada no marco da porta, escoitaba como un antigo compañeiro me describía o seu estado de ánimo tras o descanso estival e preto ao reinicio laboral coas seguintes palabras: "Estou canso. A verdade é que teño ganas de pasar de todo".

Vicente Martin -

Ganancias en Europa

Los inversores estarán muy atentos durante el día de hoy a la reunión que celebra la Reserva Federal de EE.UU. Ayer, nuestro selectivo protagonizó una sesión que fue a más. La apertura en positivo de Wall Street y las declaraciones del National Bureau of Economic Research, señalando que la recesión norteamericana acabó en junio de 2009, se convirtieron en un aliciente.

José Manuel Barbosa -

Uma língua para dominá-los a todos

“Excusatio non petita, acusatio manifesta” é o que me vinha à mente a mim, em Sindarim originário, quando me inteirava de que duas Smeagols políticas manifestavam no Senado da Terra Média há uns dias que amavam a língua dos hobbits e se sentiam muito orgulhosas de sê-lo à vez que falavam na língua dos Orcos.

Artur Alonso -

O rio

Se alguma vez a hora chegar, se no instante antes de irmos à viagem sem retorno junto a Avalon, a ilha da eterna mocidade, alguém nos perguntar quais foram os momentos em que vivemos a vida mais À vontade... Diria: o Minho, o Sil, o Douro, o Lima... Aqueles rios da nossa Terra, que enchem a alma duma saudade penetrante.

Santiago Domínguez -

Motivos para folga

Como todos podedes lembrar, o pasado mes de xuño, o Congreso dos Deputados aprobou unha serie de duros recortes aos traballadores e traballadoras do sector público, xunto con outras medidas de austeridade. O argumento presentado polo goberno do PSOE foi que era preciso "darlle confianza aos mercados".

Fernando Jáuregui -

Oportunidad ganada y perdida

Como tantos, he seguido con cierta pasión los procesos de elecciones primarias en el seno del PSOE, entendiendo que, al fin, algunas puertas y ventanas se abrían en el hermético partido (no es que los demás no lo sean, conste; es que ahora toca hablar de los socialistas y no de otros).

Artur Alonso -

O despotismo bancário

“O medo às responsabilidades é quase maior do que o medo à morte; sucede apenas tomarmos consciência dele mais raramente”... Artur Schnitzler O Século XX tem sido um século de derrotas para a classe operária. No confronto entre capital e trabalho esta teve sempre as de perder.

José Manuel Barbosa -

O galego já é oficial na união Europeia

Já há mais de dezasseis anos, em 1994, algumas pessoas da AGAL tivemos possibilidade de conhecer o funcionamento do parlamento europeu e de experimentarmos "in situ" a situação das diferentes línguas comunitárias graças ao convite à nossa Associação feito pela Coligação Galega (C.G.) liderada na altura pelo que foi europarlamentar José Posada.
Noticias de hoy
Facebook