00:00 h. viernes, 26 de abril de 2024

A FESTA CONVÍVIO FOI ESPECTACULAR O CALOR DOS VINCULOS DE IRMANDADE

O Carballiño exporta a Portugal o Polvo "estilo feira"

Antonio Martínez Coello  |  22 de septiembre de 2010 (02:02 h.)
O polvo galego iguaria principal do convivio gastronómico galaico-minhoto
Na tardinha do dia 15 uma embaixada de irmãos galegos viaxaram a Ponte de Lima para dar a conhecer em Portugal uma iguaria sem par, o Polvo \"estilo feira\" ou \"a moda da feira\".

Na tardinha do dia 15 uma embaixada de irmãos galegos, a frente do professor António Martinez Coelho vieram a Ponte de Lima para mais um encontro cultural, esta vez, por sinal, gastronómico, para dar a conhecer em Portugal uma iguaria sem par, o Polvo \"estilo feira\" ou \"a moda da feira\". Este prato, típico na Galiza, foi trazido, cozinhado e \"temperado\" pelo \"pulpeiro\" (especialista em polvo) José Manuel Barroso e o industrial Julio Otero, ambos os dois da vila de O Carballiño, onde o polvo constitui uma das atraçoes turistas de relevo que dá a marca e o nome a uma das suas festas mais concorrida, a \"FESTA DO PULPO\", a celebrar no segundo domingo do mês de Agosto.

Mas nao so, pois ao remate, também foi oferecida uma espectacular \"QUEIMADA\", nao muito conhecida em Portugal, que é un rito, ja ancestral da Galiza, onde o bagazo é queimado para afinal ficar só o néctar mais puro e espirituoso da videira. Foi oficializado o rito pelo industrial de Ourense, Jose Antonio González e pelo \"Chef\" Ramón Alvarez, com os bolos e doces artesanais, ao final, da Flora Miranda.

Em Ponte de Lima se encontrava o Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Frankelim Sousa, o ilustre limianista, Amando de Sousa Vieira, mais o industrial Álvaro Castro.

O Dr. Frankelim, rematóu com o ditado \"un destino común, uma misma región natural, uma identidad cultural\"

Na comitiva que véu da Galiza, alem dos nomeados, foi de destaque, também a presença do director do jornal de Internet \"Retrincos.Info\", engenheiro David Martinez Carbalho.

A Festa Convívio foi espectacular, não faltaram os vinhos das melhores castes galegas \"Treixadura e Mencia\", o calor dos vinculos de irmandade, mais uma vez estreitados, a iguaria do POLVO GALEGO a deliciar, o som do concertino minhoto a encantar, tudo para mais nunca esquecer.

Foi celebrado tão singular encontro no cantinho mais espectacular e vistoso da quinta de Arcozelo do ilustre pontelimense, José Fernandes (Suiço).

O Dr. Frankelim Sousa encerrou o ato com grande emoção, muito sensibilizado por mais uma prova e amostra de que a Galiza e Portugal são mesmo uma grande realidade a caminhar de \"mãos dadas\", a espera de despontar, de vez, e mostrar ao mundo a categoria sem par de sua riqueza, de sua identidade e de sua cultura.

Noticias de hoy
Hemeroteca